Na Cabeceira 5 – Tampopo

TampopoTampopo – de Juzo Itami – Japão, 1985

Nesta semana vou desvirtuar um bocadim a cabeceira e, em lugar de um livro, vou indicar um filme – que você pode assistir na cama, então pode ficar na cabeceira também. ;)

O filme é Tampopo de 1985, uma joia para quem curte comida, já que aborda o assunto sob vários aspectos ao contar a história de Tampopo, uma cozinheira, dona de uma casa de noodles no Japão e sua jornada em busca do noodle perfeito.

Só a história de Tampopo já valeria o filme, mas ele não fica só nisso não. Como gira em torno da comida, existem vários esquetes ao longo do filme que mostram as mais diversas formas das pessoas se relacionarem com comida. O gangster, sua amante e seus encontros calientes norteados pelo prazer de comer, o jantar dos executivos japoneses, a mãe moribunda que prepara a última refeição para a família… pura poesia para bons garfos!

A cena em que o morador de rua prepara furtivamente um omelete na cozinha de um restaurante é genial, entrou para o rol das minhas cenas preferidas no cinema, e você pode conferir aqui no blog no post sobre omeletes e fritadas.

Ah, muito importante: se for assistir Tampopo não se esqueça de guarnecer a geladeira de guloseimas, é o tipo de filme que vai te deixar faminto! :)