Copa lombo e costelinha na grelha com mascavo, limão e pimenta – churrasco econômico

Receita do episódio Churrasco Econômico do programa Prato do Dia do Canal TLC da Discovery.

Dessa vez foi a vez de receber em casa toda a turma da produção que estava atras das câmeras, e quem me ajudou nessa parada foram dois companheiros de parilla, amigos queridos com quem tive a felicidade de trabalhar junto, o Tom Oliveira (ninja da faca) e o Paulinho Catharino. E no fim, o churras pra 20 pessoas com 120,00 dinheiros ficou delicioso e foi uma alegria homenagear quem carrega o piano pro programa sair bonito! Valeu!

Diferencial/chamariz da receita – A copa lombo é um dos melhores cortes do porco para fazer churrasco, é rica em gordura e cheia de sabor uma vez que fica na nuca do animal e uma vez que tem que suportar o peso da cabeça o musculo é mais demandado, o que faz com que seja mais irrigado e mais saboroso por consequência.

O toque especial nessa receita é a crosta de açúcar, pimenta e limão que da um toque de sabor muito bacana.

receita

Copa lombo e costelinha na grelha com mascavo, limão e pimenta

Ingredientes

1 copa lombo cortada em steaks largos (substituir por bisteca larga ou bifes largos de lombo)

1 ripa de costela presidencial partida ao meio (pro osso ficar menor)

1 xicara de açúcar mascavo

1 limao [substituir por laranja , tangerina ou limao siciliano]

1 colher de pimenta em pó ou seca

azeite e sal QB

 

Modo de fazer

Misture o mascavo com as raspas de limão e a pimenta. Reserve.

 

Costelinha

Pincele a peça de carne com azeite e polvilhe de sal, leve a grelha na área de menor calor por cerca de 10 minutos de cada lado, começando com o osso para cima. Nao mexa até a hora de virar.

Retire a carne do fogo e passe pela mistura de mascavo dos dois lados, de uma batidinha pra tirar o excesso e volte ao fogo em uma área de maior calor por cerca até formar a crosta caramelizada.

Deixe descansar cerca de 3 minutos antes de cortar.

 

Copa lombo

Pincele a peça de carne com azeite e polvilhe de sal, leve a grelha na área de maior calor por cerca de 2 minutos de cada lado Não mexa até a hora de virar.

Retire a carne do fogo e passe pela mistura de mascavo dos dois lados, de uma batidinha pra tirar o excesso e volte ao fogo em uma área de menor calor por cerca de 2/3 minutos de cada lado.

Deixe descansar entre 1 e 2 minutos antes de cortar

 

Servi a costelinha com a salada de repolho e a copa lombo com salada de salsinha e roma e cebola roxa que colhi da horta, assei na cinza e temerei com vinho, sal e azeite.