Dois bolos para o Achados da Bia + Frutas assadas com pesto doce de hortelã

Montagem das imagens: Ricardo Perotti

Fotos: Alessandra Luvisotto e Letícia Massula

Há tempos que queria brincar com os looks do dia da Bia, produzir receitas a partir deles, criando um pequeno editorial de comida/moda. Eu adoro este tipo de desafio, oportunidade de dar asas à criatividade e produzir coisas bonitas.

bolo-bricklane-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

Com essa ideia na cabeça comecei a vasculhar os diversos looks, procurando os que renderiam preparos. Selecionei alguns e, ao fim, separei dois para começar a história: o Bricklane e o Frutas, já que tanto um como outro renderiam bolos lindos, um bom começo.

E quando o assunto é bolos, dona Alessandra Luvisotto  já vem na minha cabeça, daí que foi natural convidá-la para a empreitada. É claro que ela adorou a proposta, traçamos um plano e colocamos mãos à obra.

bolo-frutas-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

A partir dos looks criei os bolos e pensei em como executá-los, a Alê criou as receitas a partir do layout e já chegou aqui com os bolos assados para gente começar a montagem. Como sempre, foi uma delícia de dia, Marina e Tom apareceram no fim da tarde para completar a alegria.

Trabalhar com a Alê é um privilégio, além de uma super profissional, confeiteira de mão cheia, é do time de pessoas nutritivas, que sempre acrescentam algo à vida da gente! Gracias por estar junto, hermana! :)

Passo a passo do processo

Bolo Bricklane

O primeiro look que me chamou atenção foi o Bricklane, adorei o vestido vintage (sou rata de brechós) e o clima retrô super londrino. Me chamou atenção a estampa de arabescos e as flores, exatamente da mesma cor das capuchinhas, que adoro. O colete branco de pelo fake imediatamente me remeteu a um “abraço” de coco ralado, foi também com coco que pensei o recheio, mas aí com um toque de pimenta. A base de tudo? Chocolate amargo, escuro… O produto final foi um portentoso bolo de chocolate recheado com coco e pimenta.

Leticia-Bricklane---Montagem

Para criar a estampa desenhamos e recortamos dois estêncis, e trabalhamos com açúcar de confeiteiro para o branco e pimenta em pó para o vermelho. A parte da estampa com flores usamos capuchinhas e minirrosas comestíveis frescas, que ficaram perfeitas. O coco ralado fresco envolvendo o bolo foi o toque final da brincadeira.

Leticia-Bricklane-Top

Bolo Frutas

Para o look frutas pensei em um novo bolo, também de chocolate amargo, mas aí na combinação clássica com menta. Aliás, além da combinação de sabores, adoro a combinação de cores marrom com menta, foi por aí minha inspiração ao escolher este look.

Imediatamente pensei em um naked cake, no qual fosse possível visualizar essa combinação, chocolate na massa e menta no recheio. A Alê criou uma ganache de chocolate branco com menta, super leve e saborosa, na medida para a intensidade do chocolate amargo da massa. As frutas in natura, lindas, usei para fechar a brincadeira.

Bolo-Frutas

As receitas dos bolos você confere no Radio Vanilla, blog da Alê.

E no fim acabei criando uma nova receita com as frutas, achei que ficariam incríveis assadas com pesto doce de hortelã com mel, que fiz para acompanhar o post.

receita

frutas-assadas-com-pesto-de-hortela-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

Ingredientes – 2 porções

  • 1 pêra cortada em gomos
  • 2 ameixas cortadas em gomos
  • açúcar demerara para molhar frutas
  • ½ xícara (chá) de folhas de hortelã
  • 1 colher (sopa) de nozes
  • 1 colher (sopa) de mel

Modo de fazer

Passe as frutas pelo açúcar demerara e leve ao forno preaquecido até que dourem (aproximadamente 15 minutos).

Faça o pesto à parte: passe pelo mixer ou moa no almofariz o hortelã, as nozes e o mel.

Regue as frutas assadas com o pesto doce e sirva imediatamente.

Bom apetite!

PS- Como o post de hoje é fora do convencional, não tem harmonização. Só semana que vem.