Na Cabeceira 6 – O Livro de Cozinha de Alice B. Toklas

O Livro de Cozinha de Alice B. Toklas
– Cia das Letras, 1996

Na sexta fomos ao cinema assistir Meia noite em Paris, do Woody Allen. Amei o filme e fiquei particularmente encantada com as cenas na casa de Gertrude Stein. Só não fiquei 100% feliz porque Alice Toklas faz apenas uma “ponta” na história, e tem como única ação abrir a porta para o personagem do Owen Wilson.

Alice é uma das minhas cozinheiras mais queridas. Ela foi casada com Gertrude Stein e era ela que comandava a casa frequentada por toda a intelectualidade da época, tal qual está no filme. Quando Gertrude morreu, o editor dela pediu que Alice escrevesse sua autobiografia, ao que ela respondeu que Gertrude já o havia feito (A Autobiografia de Alice B. Toklas), mas que ela poderia escrever um livro de receitas… e entre as receitas contar um pouco do que viveram.

São receitas clássicas francesas, e para quem gosta de se aventurar pela cozinha e tomar desafios culinários para si, o livro garante meses de diversão!

Se o Não é sopa (já indicado aqui, em outras Recomendações da Casa) foi o primeiro livro de cozinha que comprei, este foi o segundo, e comprei justamente porque a Nina Horta o indicava em um capítulo do seu livro, Gertrude, Toklas, Woolf, que eu amo.

Dica da dica: Nina conta que quando foi lançado, o livro de Alice ficou famoso também pela receita do brownie de haxixe, que levou muitos hippies da década de 60 a se interessarem por cozinha! :)