Sabe o que é? #5 – Fruta-pão

Mais uma representante do grupo dos substitutos do pão convencional, a fruta-pão já diz bem a que veio no próprio nome. Além do fruto lindo, a árvore é exuberante. Tem uma das folhagens mais bonitas, na minha opinião; parece uma estampa tropical, não me canso de olhar.

É prima da jaca (Artocarpus heterophyllus), outra lindeza tropical, e é um alimento do dia a dia na Polinésia, onde plantam um pé de fruta-pão em homenagem a cada criança que nasce e, assim, garantem que nunca falte alimento ao longo da vida dela!

sabe-o-que-e--fruta-pao-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

A polpa pode ser consumida in natura quando o fruto está maduro (macio ao toque), e o sabor adocicado remete ao abacate; e como este, pode ser devorado com açúcar ou com sal (nas saladas, como o abacate, fica ótimo!). A polpa ainda pode ser usada em mousses, pudins e ser acrescentada a purês e cozidos.

Aqui no Brasil pouca gente consome os frutos maduros, a grande maioria prefere os frutos verdes (mais firmes), que em geral são cozidos em água e sal e depois comidos com manteiga no lugar do pão, e também costumam ser fritos e grelhados depois de cozidos. Quando verdes, seu sabor remete à mandioca e à batata, da mesma maneira que a banana verde e a jaca verde cozidas.

A sua massa é um base super versátil pra usar em vários preparos: bolinhos, escondidinhos, pães, bolos, massas (olha que lindeza esse gnocci da Neide Rigo no Come-se) e em tudo aquilo que você usaria mandioca ou batata. E pra quem faz dieta sem glúten, essa fofa é o pão que vocês podem comer! Experimentem assada com manteiga…

É um alimento super nutritivo e calórico, rico em vitaminas B1, B2 e C, cálcio, fósforo, ferro, mas com baixo teor de gordura.  Recentemente entrou na lista dos superalimentos por conta da quantidade de proteína em sua polpa. Não faltam razões pra incluir a fruta-pão na dieta, mas a melhor delas é que é gostosa e cheia de sustança, alimenta muita gente!

A história dos caminhos da fruta-pão pelo mundo é muito bacana e ao mesmo tempo triste, já que foi usada como comida barata pra alimentar principalmente a massa de escravos. Mas foi isso que garantiu que ela fosse tão disseminada pelo planeta. O episódio dedicado a ela no Um pé de quê? da Regina Casé conta a história e mostra a importância desse fruto que é um verdadeiro maná.

Também rende uma farinha rica perfeita pra fazer pães e bolos e que deveria ser produzida e popularizada como alimento rico dos trópicos!

Além dessa espécie de fruta-pão de massa, tem uma outra que é a de semente, a Artocarpus camansi, da qual consumimos as sementes, que são cozidas como a castanha portuguesa e podem ser assadas ou fritas, e que também são torradas virando um delicioso petisco pra acompanhar cerveja. O fruto dessa variedade aqui se parece mais com a jaca, uma vez que como ela tem a casca espinhudinha.

Não bastasse ser uma árvore linda, ela é muito generosa: além dos frutos, as folhas e cascas são alimento pro gado, as fibras são aproveitadas para trançar, o látex que se retira do tronco é usado na calefação de barcos, e a madeira é resistente a insetos e fácil de trabalhar. Ou seja, dessa fruta (árvore) se come até o caroço! :)

planta-da-fruta-pao-artocarpus-altilis-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

Gostou? Então ajuda aí fazer essa linda virar diva pop! Ela merece mil compartilhadas, né mesmo?