Cozinha da Matilde

Asinhas de frango e costelinhas de porco picantes à moda coreana

Essa receita aqui é especial, nasceu da minha vontade louca de comer essas asinhas grudentas e picantes que eu já tinha visto várias vezes por aí, mas nunca tinha experimentado. Comida em causa própria, para atender a desejos profundos.

asinhas-defrango-picantes-a-moda-coreana-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

Foi numa noite dessas, estava assistindo a algum programa de gastronomia na TV e elas apareceram de novo… fiquei maluca… preciso fazer essas danadas!

Como sempre acontece nessas situações, comecei a pesquisa. Baixei umas 20 receitas para tristemente constatar que quase todas se referiam a fritura por imersão, que eu não curto (nada a ver com calorias, pura questão de gosto pessoal). Mas vejam bem, eu estava com ideia fixa…

Refinei a busca e por fim achei uma receita razoável de forno. Dei uma estudada, alterei alguns ingredientes, comprei os que faltavam em casa e fiz no dia seguinte. E fiz outra vez na praia. E mais uma vez em casa. E repeti na aula de comida oriental. E também no feriado em Gonçalves, quando experimentamos (e adoramos!) com costelinhas de porco. E finalmente fiz outra vez neste ultimo finde, aqui em casa para os amigos e aproveitei para fotografar todo o processo e publicar aqui. Ou seja… estou viciada nas danadas e só de escrever o post e tratar as fotos me deu vontade de correr prá cozinha e fazer de novo. DELÍCIA PURA! 

Pense em uma asinha assada, suculenta, envolvida por um caramelo picante, super aromático e que explode na boca… de comer com as mãos e gemer entre bocados. O impacto da pimenta suavizado pela doçura do caramelo que gruda nos dedos, fica na pele e toma conta dos sentidos… ui… quer saber? Preciso parar de pensar nesse preparo…

receita

asinhas-e-costelinhas-picantes-a-moda-coreana-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

Asinhas de frango e costelinhas de porco picantes à moda coreana

Ingredientes

Asinhas ou costelinhas e guarnição

  • 1 k de asinhas de frango – pode ser só a asa, pode ser a asa com a coxinha, pode ser só o meio da asa. Eu sempre compro o pacote de 1k de asinhas da korin e ainda os pacotinhos de meio da asa (que adoro!). OU 1 k de costelinhas de porco
  • Guarnição de arroz thai cozido, gomos de limão, pimenta em rodelas e ervas aromáticas variadas: hortelã,coentro, cebolinha verde laminada, manjericão

Pasta base de pimenta

Bata no pilão ou passe pelo processador até formar uma pasta:

  • 8 pimentas dedos de moça (com semente se você gosta picante ou sem sementes se você não gosta tão picante)
  • 1/4 de xícara de gengibre picadinho
  • 1/4 xícara de alho picadinho

pasta-base-pimenta-gengibre-e-alho-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

Marinada

  • 1 colher da pasta base
  • 1/4 de xícara de saquê culinário mirim
  • 1/4 de xícara de melaço de cana
  • 1/4 de xícara de shoyo
  • 1 colher de óleo de gergelim

Molho grudento picante

  • 3 colheres de pasta base de pimenta
  • 1/4 de xícara de saquê culinário mirim
  • 1/4 de xícara de melaço de cana
  • 1/4 de xícara de shoyo
  • 1 colher de óleo de gergelim
  • 2 colheres de extrato de tomate (Heinz ou Elefante)
  • 3 colheres de açucar mascavo
  • raspas de 1 limão siciliano ou de 2 tahithi

Modo de fazer

Comece pelo molho grudento

Misture todos os ingredientes menos as raspas de limão e leve ao fogo médio até ferver e reduzir um pouco do volume, ficando mais espesso.

Acrescente as raspas de limão e desligue.

molho-grudento-picante-hot-wings-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

Asinhas ou costelinhas

Dê um banho de água fervente nas asinhas de frango. Reserve. (se optar pelas costelinhas não é necessário esse banho prévio de água fervendo).

Em uma tigela misture os ingredientes da marinada e deixe as asinhas de molho por pelo menos 30 minutos.

Aqueça o forno. Disponha as asinhas em uma assadeira e leve-as ao forno por 15 minutos, vire-as e asse por mais 15 minutos.

asinhas-de-frango-e-costelinhas-de-porco(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

Retire as asinhas do forno, mas mantenha-o aceso. Passe cada asinha pelo molho grudento picante.

Se você tiver em casa, disponha sobre a assadeira uma gradinha de metal e sobre ela coloque as asinhas besuntadas no molho grudento. Caso você não tenha uma gradinha assim, coloque as asinhas direto na assadeira.

Leve-as ao forno quente cobertas com o molho grudento por 25 minutos. Passado esse tempo, vire-as.

Se for necessário, passe uma nova pincelada de molho em cada uma delas, que devem estar totalmente cobertas e brilhantes. Leve-as novamente ao forno por mais 25 minutos.

modo-de-fazer-asinhas-picantes-coreanas-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

Neste tempo de forno o molho deverá praticamente secar e ficar grudado na carne, caramelizando-a.

Sirva-as como eu: em uma tigela monte o arroz, sobre ele o moyashi (broto de feijão), as asinhas e finalize tudo com as ervinhas aromáticas.

Para fazer as costelinhas de porco siga exatamente o mesmo procedimento, só muda mesmo o tipo da carne.

Bom apetite!

Por ultimo, mas não menos importante:

red-hot-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

Essa receita é picante. É claro que dá para fazer sem pimenta, mas mata todo o perfil de sabor do prato. A alma dele é a brincadeira entre o picante e o doce, sem isso é um bom frango assado agridoce. De qualquer forma, por mais picantes que sejam ficam muito equilibradas com o caramelo e passado o primeiro impacto a pimenta fica leve.

Você pode graduar a quantidade de pimenta na sua receita, segue um indicativo:

Para quem gosta MUITO de pimentas: Não fique apenas na dedo de moça  (de ardência leve) e use todas as pimentas com semente. Faça um mix como eu fiz, com arriba saia, malaguetas, cumaris do pará, dedo de moça e uma outra linda super alongada que venderam como indiana, ficou hot, very hot!

Para quem gosta de pimenta: faça apenas com as pimentas dedo de moça, como na receita. Com sementes.

Para suavizar um pouco: faça apenas com as dedo de moça, como na receita, porém, tire a semente de metade delas.

Para quem quer pegar leve: use apenas as dedo de moça e todas elas sem semente.

Enfim, aproveitem na potência que quiserem!

Harmoniza com…

para beber

por
marcelo pedro

Estas asinhas e costelinhas apimentadas são o maior hit da temporada lá em casa. E corujice a parte, a Léti acertou a mão. cada vez que ela faz, fica melhor. É comida de alma, para comer com as mãos e se lambuzar. Enfim, sensacional.

E a bebida para harmonizar com a explosão de sabor e ardência? Claro que a boa e velha loura gelada, cai super bem. Mas hoje vou falar de uma bebida tipicamente coreana, que bebemos com o Gui e a Telminha no restaurante Aldeia de Pedra no Bom Retiro. É um destilado a base de arroz, que os coreanos chamam de Soju (no Japão Sochu).

Não sei quem copiou quem, assim como o Kimchi coreano está para o Kimuchi japonês (conserva de acelga fermentada e apimentada). Mas a produção de Soju pela Coréia é hoje maior que a de Sochu no Japão. E também como os japoneses, o destilado pode ser feito a partir de outras fontes de amido, como batata e trigo. Mas o que tomamos no Bom Retiro era de arroz, com 20% de álcool, bem adequado para encarar a ardência do prato. E apesar de 20% parecer muito, bem gelado cai bem, fácil.

Então cuidado pra não ficar bêbado, ou, por outro lado, é isso aí mesmo o objetivo!  Saúde!


para ouvir

por
marina novaes

Eu sou peixetariana, aquela que não come carne ao não ser peixe, mas tem umas receitas da let que eu fico com muita vontade de experimentar, como estas asinhas e costelinhas de porco à moda coreana. A vontade tem a ver com a foto, tem a ver com os sentimentos implícitos no texto, tem a ver com o primor que é pensada e executada a receita. E tem a ver com termos chave como brincadeira entre o picante e o doce, que despertam as minhas lombrigas. (De repente com um tofuzinho, ou camarão.. será que rola?).

E por ser uma receita à coreana, a harmonização é…. PSY, com Gangnam Style!

Brega, sem muita qualidade, grudenta, mas muito bem sacada! Quando eu vi pela primeira vez, o vídeo já tinha batido todos os recordes de visualização, ou seja, cheguei tarde. Mas de cara vi umas 5 vezes seguidas. E cada vez que via achava alguma coisa muito engraçada.

Não sei o que o Park Jae-sang, mais conhecido como Psy, fez antes disso, nem sei o que ele fez depois, porque acho que não vale tanto a pena assim… Mas se estou em uma festa e toca esta música, pulo para a pista de dança, porque a vida é curta para ser séria demais!