Dois drinks com laranja – com e sem álcool

Se por um lado todo começo de ano é o começo de um novo tempo, com suas inúmeras possibilidades e esperanças, confesso que sempre me dá um certo desânimo recomeçar, retomar a vida com um ano inteirinho pela frente… ainda mais depois do relax das festas…

laranjas-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

Taí um bom pretexto pra um drink… brindar o novo ano e de quebra dar um gás extra para o que vem pela frente! E na falta de um, achei melhor atacar logo de dois drinks, um com álcool e outro sem, e em comum entre os dois: a laranja!

Tanto um como outro, presente de amigos queridos e com historinha bacana: Laranja com pimenta (sem álcool) e Água Divertida. E vamos logo pras receitas, afinal, a gente veio aqui para beber ou pra conversar?

receita

drink-sem-alcool-de-laranja-com-pimenta-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

Quem me ensinou esse drink aqui foi a Beth Moraes, amiga querida e mãe do meu amigo (e ex-vizinho) Iuri. Foi numa das festas de fim de ano, aqui na Matilde, que ela pareceu com a novidade, uma batidinha de laranja com pimenta e muito gelo. Um sucesso! O bacana é que a picância da pimenta remete a uma bebidinha e faz a alegria de quem não bebe ou não pode beber. A gente passa a noite na festa com um copo na mão, feliz da vida!

Eu inovei aqui no modo de fazer, em lugar da coqueteleira usei um pote hermético da Cisper para chacoalhar a mistura.

Aliás, foi com esse drink feito assim, no pote, que recebi um seleto grupo de autores de blogs de comida aqui na Matilde, para um evento com produtos Cisper, entre eles esse pote hermético que é lindo e mega prático, aguardem que muitas receitas virão por aí com o jogo que ganhei deles, estou in love com os danadinhos!

 

EM TEMPO: Recebi uma mensagem do verdadeiro autor do drink, o Roberto Avila Bernardes, amigo da Beth, que ainda por cima corrigiu a receita que eu vinha fazendo errada e ainda me contou o nome:

Na verdade eu e a Beth criamos ela juntos lá em Mamanguá. Essa bebida a gente chama de Elixir pelas excelentes propriedades da pimenta – aminoácidos, antioxidantes, proteínas e vitaminas. Ela provoca a liberação de endorfinas, o que nos provoca uma sensação de prazer assim que a bebemos. Geralmente uso pimenta dedo-de-moça sem as sementes e a placenta, laranja ou limão cravo e mel. Costumo tomar todos os dias antes do almoço ou após treinar na academia. E sempre ofereço em jantares e churrascos. Fiquei feliz pela divulgação.

Roberto, se eu já tinha gostado da receita pela metade (a Beth deve ter falado tudo certinho, mas sabe como é, dia de festa, todo mundo bebericando…) imagina agora que sei que se chama Elixir! Gracias mais uma vez pela receita!

Ingredientes (1 porção)

  • 250 ml de suco de laranja
  • 1 colher (chá) de pimenta calabresa seca
  • gelo a gosto

 

Modo de fazer

Coloque todos os ingredientes em um pote hermético ou em uma coqueteleira, chacoalhe bem. É só servir!

fazendo-drinks-no-pote---shake-baby,-shake-(tricia-vieira-para-cozinha-da-matilde-e-cisper)

 

A segunda receita também foi presente de outro amigo querido, o Pôla Pazzanese, quem é nada menos que o pai da Matilde, o arquiteto que fez todo o projeto da reforma e um amigo muito querido.

drink-agua-divertida-com-vodka-e-laranja-(lweticia-massula-para-cozinha-da-matilde)

O Pôla me apresentou esse drink há muitos anos em Gonçalves (MG). Lá pelas tantas ele me aparece com um copo com líquido transparente, uma casquinha de laranja e pergunta:

– Conhece a água divertida?

Era a mistura de água, vodka (a divertida da parada), gelo e uma casquinha de laranja pra aromatizar! Leve, refrescante e a diversão logo logo começa, porque a gente nem percebe que está ficando briaquinho!

O melhor da história? Falei do drink com o Pôla dia desses e ele não se lembrava mais, ou seja, fruto do que seria “uma noite inesquecível, se a gente conseguisse se lembrar dela”, como ele bem destacou!

 

Ingredientes – 1 porção

  • 200 ml de água
  • 1 dose de vodka
  • 1 pedaço de casca de laranja apertado para soltar o sumo e a goma
  • gelo a gosto

 

Modo de fazer

Disponha o gelo e a vodka em um copo, complete com a água. Finalize com a casquinha de laranja!

 

Com ou sem álcool, saúde, e que venha 2015 com força!

dois-drinks-para-brindar-2015-(leticia-massula-para-cozinha-da-matilde)