Garfo & Foco – O “famoso” Capelinni ao limone

Esse falso limone é uma das receitas preferidas da maior parte d@s alun@s do Curso Comida sem Stress aqui na Cozinha da Matilde.  Todo mundo adora a praticidade desta massa que é muito bacana e demora apenas 3 minutos para ficar pronta (o tempo exato de cocçãos da massa capellini). Como disse uma aluna: depois dela, miojo NUNCA MAIS!

Uma receita perfeita para quem não tem muito tempo no dia a dia, mas nem por isso quer passar a vida comendo comida congelada ou pedindo delivery.

Mas o que mais encanta as pessoas é que apesar de super simples de fazer, ele fica muito bacana, dá para servir tranquilamente em um jantar para os amigos e ficar muito bem na fita.

Eu chamo de limone falso porque existe um molho limone verdadeiro que é um bocadim mais complexo que este, que é pá-pum.

A Gabi que além de amiga e parceira já foi minha aluna, também é fã desta receita e quando fomos fazer a sessão de massas para o Garfo & Foco, ela propôs que fizéssemos também o limone passo-a-passo, com a massa fresca que preparamos naquele dia. Ficou um luxo.

Para a produção eu investi em cores forte e contrastantes. Como a massa é clara e o molho também, a tendência era ter uma foto muito bege e amarelo, então escolhi uma louça com estampa azul, joguei um fundo pink e um toque amarelo por conta dos sicilianos inteiros, achei bem interessante o resultado.

Para o pré preparo montei a mesa em cima do turquesa que fica perfeito com o amarelo dos limões e deixei o jardim de pano de fundo.

 

Limone falso (fácil e rápido)

 

Ingredientes (para uma pessoa)

¼ de pacote de capellini – nós fizemos com massa fresca mas nas aulas do Comida sem Stress aqui na Cozinha da Matilde eu ensino com a massa seca.

1 e ½ colher de sopa de manteiga sem sal

1 colher de chá de suco de limão siciliano (na falta deste, use o tahiti)

1 colher de sobremesa de raspas de limão siciliano

Cebolinha francesa a gosto – eu usei as da minha horta

Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de fazer

Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente com sal (cozinhe pelo tempo determinado na caixa que costuma ser de 3 minutos – utilize o timer).

Retire a manteiga da geladeira para chegar à temperatura ambiente.

Despeje um boa quantidade da água quente que usou para cozinhar o macarrão sobre o recipiente que vai servi-lo para que fique aquecido.

Jogue fora a água e coloque no recipiente a manteiga em pedaços, as raspas e o suco do limão siciliano.

Jogue o macarrão já escorrido e quente sobre a manteiga, suco e raspas de limão, e uma concha da água da cocção da massa, misture tudo delicadamente.

Ajuste o sal e acrescente pimenta do reino moída na hora a gosto.

Salpique com a cebolinha francesa.

Importante: essa dica de colocar uma concha da água em que cozinhou a massa na travessa em que vai misturar a massa com o molho é muito importante, ela garante que a sua massa não fique ressecada, ela mantém o tanto certo de hidratação e facilita a absorção do molho. Pode aplicar para qualquer massa que vc faça.

Variações sobre o mesmo tema

Para ficar metidinho sirva com uma colherada generosa de ovas.

Gostou das fotos? Para saber os detalhes técnicos de fotografia desta sessão, acesse o Dia Positivo e leia o post da Gabi Butcher.