Arroz com lentilhas – Mjadra

Simples de preparar e muito nutritivo, o arroz com lentilha ou mjadra é um coringa para o dia a dia. Feito em uma panela só, basta uma saladinha pra acompanhar.

receita

Ingredientes

  • 2 xícaras de arroz lavado e escorrido
  • 1 xícara de lentilhas
  • 2 cebolas médias cortadas em lâminas finas
  • azeite e sal
  • cebolinha verde pra finalizar
  • pimenta bode (opcional) ou se quiser o tempero bem libanes, junte pimenta siria, canela e cominho ou a mistura five species que encontra em lojas especializadas

Faz assim ó:

Deixe a lentilha de molho em água por pelo menos duas horas, OU cozinhe em água fervendo por 10 minutos, ela vai terminar de cozinhar com o arroz. Escorra e reserve.

Doure a cebola no azeite e uma pitada generosa de sal, mexendo sempre. Esse é o único ponto da receita que requer paciência. É preciso puxar as partes que douram nas bordas para o centro e ficar de olho pra não deixar queimar. É daqueles preparos que piscou, passa do ponto.

Quando a cebola estiver dourada, tire uma porção e escorra pra usar na finalização.

Na cebola que ficou na panela junte a lentilha e a pimenta picadinha (corruptela aqui de Goiás, eu adoro sentir o gostinho da bodinha misturada com o sabor do arroz!), miture bem, deixe a lentilha dar uma dourada.

Junte o arroz, misture bem até os grãos aquecerem e ficarem translúcidos. Junte água fria até cobrir todo o arroz e passar um dedo do volume. Deixe ferver a água, ajuste o sal.

Quando a água secar e começar a aparecer os furinhos de calor no arroz, mude a panela para a boca mais fraca do fogão, abaixe o fogo e sob a panela coloque uma chapinha de metal, pra que o arroz termine de cozinhar em pouco calor. Mais 15 minutos e está pronto.

Bom apetite e se gostou passe a receita adiante!