Panqueca de banana sem glúten e com amor
Este é o episódio número 3 da temporada de podcasts “O que tem pro lanche” produzido pela Cozinha da Matilde em parceria com a Rádio Tertúlia e disponível nos principais tocadores de podcast. São receitas de até 5 minutos pra você variar o cardápio das merendas com praticidade e criatividade, utilizando ingredientes simples e naturais. Acompanhe também a temporada completa “O que tem pro almoço” já disponível em todas as plataformas.
Para a turma que não pode comer farinha de trigo por conta do glúten, alô Laurinha, olha outra para você, minha amora! E também para a turma que ama bananas, vou com as práticas e deliciosas panquecas de banana com amendoim que fazem a festa na hora da merenda. É o que tem pra hoje!
Ouça nos tocadores de podcast:
- Deezer: bit.ly/3jJZtkY
- Apple Podcasts: http://apple.co/3M5vBMa
- YouTube: http://bit.ly/3KLNAH7
- Soundcloud: bit.ly/37P1zNU
- Castbox: bit.ly/3vi1avz
- Anchor: bit.ly/3M2cPVU
- Radio Public: http://bit.ly/3jF0dIc
- Google Podcast: http://bit.ly/3JI9fih
- Orelo: bit.ly/3EegQDX
receita
Panqueca de banana com amendoim
Ingredientes
- banana (podem ser bem maduras)
- amendoim torrado e sem pele
- ovo
- sal
- bicarbonato de sódio
- canela em pó
- manteiga
Faz assim ó:
A panqueca de banana com amendoim é ótima para aproveitar bananas bem maduras.
Amassa duas bananas com o garfo e mistura até incorporar com meia xícara de farinha de amendoim – que você faz batendo amendoim torrado e sem pele no liquidificador ou processador até virar uma farinha.
Aí você junta um ovo batido e também mistura. Finaliza tudo com uma pitada de sal, uma de bicarbonato e outra de canela em pó e dá mais uma misturadinha.
Bora pro fogão: aqueça uma frigideira antiaderente e unte de leve com manteiga – em geral a gente só precisa de manteiga pra primeira, as outras ficam soltinhas sem precisar untar.
Coloca uma porção da massa, abaixa o fogo, deixa ela dourar de um lado, vira com uma espátula, doura do outro lado também. Passa para uma travessa e assim vai até acabar a massa.
Sirva pura ou com geléia, ou com mel ou com sorvete… é só escolher!
E se fizer a massa sem a canela e um cadinho mais de sal, ela fica boa para comer com refogadinhos variados e até no lugar do pão nos sanduíches.
Gostou? Então assina aí o nosso canal Cozinha da Matilde pra não perder nenhuma receita nova dessa temporada batuta cheia de dicas para resolver o lanche da tarde ou da manhã.
Bom apetite!
Ficha técnica – podcast
- Roteiro e apresentação: Letícia Massula.
- Coordenação e edição: Beatriz Pasqualino.
- Sonoplastia: Lua Gatinoni.
- Produção executiva: Camila Maciel e Raquel Júnia.
- Artes: Cláudia Regina.
- Idealização: Letícia Massula e Beatriz Pasqualino.