Cozinha da Matilde

sopa de carne com trigo bulgur

Essa sopa de hoje pra mim é mais perfeita tradução da influencia do oriente médio no interior do Brasil, especialmente no cerrado mineiro e goiano onde nasci e vivi na infância. Era uma das sopas regulares servidas na merenda da escola publica onde eu estudava, de carne com trigo de quibe, bem temperada à moda do oriente médio. Ficava parecendo uma sopa de quibe, inesquecível.

Aliás, todas as sopas da escola eram muito boas e até hoje não me esqueço da merendeira, a Tia Fiica, que era um doce de coco em forma de gente.Quer aprender como fazer essa misturinha do Brasil com a Síria? Então vem junto pra não perder nenhum detalhe.

Pra ouvir 🎧:

receita

Sopa de carne com trigo pra quibe

A sopa de trigo da Tia Fiica vc faz assim, ó:

Frite duas cebolas laminadas fino em azeite mexendo regularmente até a cebola dourar sem queimar. Escorra a cebola e reserve. No mesmo azeite onde fritou a cebola, doure cubos de músculo ou paleta ou coxão duro ou lagarto até formar uma crosta de sabor. Reserva. Não precisa muita carne não é só o sabor pro caldo mesmo.

Aproveitando a borra da panela e um pouco do azeite que sobrou da carne, refoga mais cebola, talos de salsinha, 1 folha de louro, 3 pimentas sírias esmagadas e 3 tomates bem maduros em cubos.

Volte com a carne pra panela, misture com o refogado, cubra com água e cozinhe na pressão por cerca de 30 minutos, até a carne ficar bem cozida, desfiando. Separe a carne, desfie e reserve.

Espere esfriar um pouco o caldo que ficou na panela e com uma concha colha toda a gordura que subiu na superfície pra desengordurar (esse passo vc pode pular pra facilitar, mas fica mais leve quando a gente desengordura). Coe o caldo e remova os sólidos.

Ferva novamente o caldo com a carne junto, deve ficar um caldo mais liquido, cheio de sabor e fiozinhos de carne. Junte cubinhos bem pequenos de batata e de cenoura até ficarem macios, eu tinha quiabo e também juntei ele em rodelinhas. Junte trigo de quibe, deixe ferver.

Acrescente abobrinha cortada em micro cubinhos, deixe ferver mais um minuto e finalize com a cebola frita lá do começo da receita, cebolinha verde, raspinhas de limão e uma porção de folhas de hortelã. Tá pronta!

Sentiu o cheirinho aí? Eu daqui só sinto ele… a boca encheu de água e de saudade!

Se fizer ai na sua casa, já sabe, passa pra contar nas nossas redes e se gostou não deixa de avaliar nosso canal no seu tocador de podcast favorito. E quarta pode passar aqui de volta que tem mais sopinha na medida pra vc!

FICHA TÉCNICA

Produção: Rádio Tértúlia

Roteiro e apresentação: Letícia Massula. Coordenação e edição: Camila Maciel. Produção executiva: Beatriz Pasqualino e Raquel Júnia. Sonoplastia: Lua Gatinoni. Artes: Cláudia Regina.