Cozinha da Matilde

Panquequinha doce – massa básica com ovos

Este é o episódio número 7 da temporada de podcasts “O que tem pro lanche” produzido pela Cozinha da Matilde em parceria com a Rádio Tertúlia e disponível nos principais tocadores de podcast. São receitas de até 5 minutos pra você variar o cardápio das merendas com praticidade e criatividade, utilizando ingredientes simples e naturais. Acompanhe também a temporada completa “O que tem pro almoço” já disponível em todas as plataformas.

No meio da tarde cai muito bem uma panqueca doce e fofinha, quentinha. Esqueça essa ideia de que panqueca é difícil, dê o play aí e você vai ouvir que não é, e que rapidinho a gente pega o ritmo de panquequeira e sai dançando de tanta felicida. Ajuda muito se tiver uma frigideira antiaderente e só. O recheio pode ir até onde sua criatividade e fome consegue alcançar.Já pensou em uma panqueca fofinha, tipo bolinho, saindo quentinha no meio da tarde? Então cola aqui na goma que é com elas que eu vou hoje, as panquequinhas doces, melhora lariquete do meio do dia.

Ouça nos tocadores de podcast

receita

Massa básica de panqueca doce

Fotos ingredientes para uso em blog na casa da Matilde em 21.08.2012, São Paulo, SP. Fotos: Tricia Vieira

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal

Faz assim ó:

Em uma tigela misture os ingredientes secos: farinha de trigo + açúcar + fermento em pó e uma pitada de sal.

No liquidificador ou mixer bata o leite com o ovo e a manteiga amolecida até ficar uma mistura homogênea, parecendo um creme.

Despeje essa mistura sobre os ingredientes secos e misture até incorporar e ficar uma massa grossinha, tipo massa de bolo.

Se for preciso, vc pode juntar um pouco mais de farinha ou um pouco mais de leite até chegar nesse ponto da massa.

Mais uma vez, pra não ter erro vc vai precisar de uma frigideira antiaderente e eu recomendo usar uma pequena, tipo a de ovo, pra fazer a panqueca no tamanho dela, que eu acho ideal.

Aquece a frigideira untada com um pouquinho de manteiga – usando a frigideira antiaderente so precisa untar na primeira panqueca, as demais não é necessário, ela ficam soltinhas sem pregar no fundo.

Aí vc junta as porções de massa usando uma concha, abaixa o fogo e deixa ela dourar de um lado e então com a ajuda de uma espátula de silicone vira a panqueca pra dourar do outro lado.

Quanto mais alta for a panqueca, mais tempo vc vai precisar pra conseguir dourar dos dois lados e cozinhar no miolo, então o ideal é fazer em fogo bem baixo pra cozinhar no meio enquanto doura devagar.

Se o fogo for muito alto a tendência é queimar por fora e ficar crua no meio.  Então, prestençao que tudo depende de controlar o fogo.

Parece complicado quando eu falo aqui mas a gente pega o jeito rápido.

Eu juro, na segunda ou terceira panqueca vc já vai ter pegado a mão, já vai perceber se a massa ficou grossa ou rala demais, se o fogo do seu fogão tá muito forte ou muito fraco, já vai ter escolhida a melhor boca de fogo, enfim… fazendo e observando, rapidinho elas ficam perfeitas.

Depois de prontas vc come com mel, geléia, doce de leite, morango, chantilly… uia…

Boa sorte aí, qualquer duvida chama aqui que a gente ajuda e até a próxima com mais um O que tem pra merenda, aqui no podcast da Cozinha da Matilde, onde a mesa é sempre farta e a casa está sempre em festa!

E se gostou não deixa de avaliar esse episódio no seu tocador de podcast favorito, a gente agradece.

Ficha técnica – podcast

  • Roteiro e apresentação: Letícia Massula.
  • Coordenação e edição: Beatriz Pasqualino.
  • Sonoplastia: Lua Gatinone
  • Produção executiva: Camila Maciel, Raíssa Lazarini e Raquel Júnia.
  • Artes: Cláudia Regina.
  • Idealização: Letícia Massula e Beatriz Pasqualino

Rádio Tertúlia / radiotertulia.com.br