Cozinha da Matilde

Ossos, tutano e a fome de volta ao Brasil

Hoje eu quero começar o Comida de Verdade diferente, falando de um incomodo grande que estou sentindo e acredito que muitos de vocês que me assistem também devem estar sentindo também.

É difícil pra mim vir aqui falar de receitas de comida com o país passando fome, com famílias inteiras morando na rua. Todo mundo que vai ao mercado, à feira tá vendo o preço absurdo das coisas, a gente se assusta, não é?

Estamos vivendo novamente tempos de inflação, as pessoas tendo que escolher entre pagar o aluguel ou comprar comida e isso é muito grave. Os reflexos são muitos, entre eles o Brasil de volta ao mapa da fome em um retrocesso histórico tão grande que nem sei o que dizer.

Por conta disso, conversamos aqui na produção e definimos que até o fim do ano, quando esse pesadelo começar a passar – e vai passar, eu acredito – vou focar ainda mais em receitas de baixo custo, com muito reaproveitamento e aproveitamento integral dos alimentos.

Eu realmente gostaria de continuar a fazer receitas assim apenas por uma opção de aproveitar ao máximo todos os alimentos, de maneira gostosa, coisa que eu acredito mesmo, mas não é o caso, o foca vai ser esse porque as pessoas estão sem opção e precisam fazer muito com pouco.

E eu também sei que muita gente não tem jogo de cintura nem repertório pra fazer malabarismos e economizar na cozinha, menos ainda tempo, que o digam as mulheres já sobrecarregadas.

Por isso tudo, e principalmente porque a fome não espera até janeiro, a partir de hoje o nosso foco aqui no Comida de Verdade vai ser esse e eu espero ajudar nesse repertório e facilitar o malabarismo. Em momentos assim, a gente faz o que pode.

E pra começar, hoje eu vou com a receita de duas bases super nutritivas e que em tempos melhores a gente fazia sem custo, já que os ossos eram de graça: caldo de ossos e manteiga de tutano. Fica junto pra aprender.

receita

Ingredientes

  • Ossos da perna com tutano no meio Outros ossos como os da costela
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • Talos de salsinha
  • Pimenta do reino louro

Faz assim, ó:

Comece pela manteiga de tutano: com uma faca retire o tutano do meio dos ossos e passe para uma panela. Amasse bem o tutano como garfo pra facilitar de derreter.

Aqueça até derreter, enquanto aquece retire com uma escumadeira a espuma que vai se formar na superfície, deixando assim apenas a gordura, sem impurezas.

Coe essa gordura em uma peneira com um pano ou filtro de papel pra garantir que fique bem transparente, sem pedacinhos boiando nela.

Passe para potinhos e guarde na geladeira, ela vai endurecer e ficar como uma manteiga que vc pode usar em tudo, até em doces e é claro comer com pão, se for uma torrada quentinha, melhor ainda… Mas principalmente use pra enriquecer sopas, refogar arroz, feijão, ovos, vegetais, carnes. É gostoso e é saudável.

Você também pode temperar a manteiga de tutano com ervas e especiarias pra dar uma incrementada pra comer com pão!

O caldo de ossos vc faz assim, ó:

Asse os ossos no forno até dourarem ou assem dentro de uma panela grossa tampada na boca do fogo pra gastar menos gás que está absurdamente caro.

Quando os ossos dourarem, passe pra uma panela de pressão e cubra de agua até passar pelo menos um palmo. Junte a cebola partida em quatro. Os dentes de alho inteiros amassados com a faca. Louro, pimenta do reino, talos de salsinha.

Cozinhe na pressão por 15 minutos, deixe esfriar com a panela tampada, abra, recolha o óleo da superfície com uma concha pra ficar bem desengordurado.

Coe passando por uma peneira e tecido até ficar só o caldo. Congele em potinhos. Esse caldo pode ser usado pra fazer arroz, feijão, sopa, refogadinhos de vegetais, colocar no molho do macarrão… enfim… é um caldo cheio de sabor e com nutrientes e se usar ele junto coma manteiga de tutano melhor ainda.

Além da comida de casa, essa dupla aqui, caldo e manteiga é uma boa dica pro pessoal que está na linha de frente ajudando a população de rua, levando comida, agasalho, acolhimento. São ótimos pra acrescentar na comida, nas sopas, nos arrozes e fazer tudo ficar mais nutritivo e gostoso também.

E antes de mandar um beijo e dizer tchau quero fazer um pedido: se vc pode ajudar e contribuir com algum valor, procure pessoas e instituições que estão ajudando a população de rua sobreviver nesses tempos tristes. E em outubro, faça a sua parte na hora de votar!

Beijo e até o próximo Comida de Verdade.