Cozinha da Matilde

Arroz com peixe em panela única

Pra hoje uma receita daquelas que a gente ama pelo sabor e praticidade, panela única de arroz com peixe, temperado com urucum e pimenta à moda do Pará. Receita que aprendi em Alter do Chão, território Borari e um dos paraísos aqui nessa terra, preservado graças aos povos tradicionais indígenas e ribeirinhos que vivem na região.

receita

PEIXE COZIDO NA PANELA DE ARROZ

Rendimento – 2 porções

Tempo de preparo – 40 minutos

Ingredientes

  • 2 filés de peixe do que for mais em conta, de preferência peixe com pouca espinha – pode ser também peixe em postas.
  • 2 xicaras (chá) de arroz agulhinha
  • 1 cebola em cubinhos
  • 1 pimentão em cubinhos
  • 2 tomates sem semente em cubinhos
  • Miolo dos tomates em cubinhos
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 colher (sobremesa) de urucum em pó
  • 3 pimentas de cheiro laminadas
  • 1 pimenta ardida laminada – opcional
  • 3 colheres (sopa) de talos de coentro laminado
  • ½ xicara (chá) de folhas de coentro pra finalizar
  • Sal pimenta do reino à gosto.
  • azeite

Faz assim, ó:

Lave e escorra o arroz.

Em uma panela de fundo grosso de preferência, refogue a cebola com pimentão e os talos de coentro no azeite com uma pitada de sal. Quando começarem a caramelizar junte o alho, deixa ele suar e soltar sabor, junta os miolos de tomate picadinhos e o urucum e refogue mais um cadinho.

Junte o arroz e refogue até os grãos ficarem translúcidos, aquecidos. Junte o tomate em cubinhos e metade das pimentas e refogue junto. Por fim, acrescente água fria até cobrir e passar um dedo, misture bem, experimente e ajuste o sal.

Deixe a água ferver até secar e aparecerem os furinhos de calor na superfície do arroz.

Tampe a panela, abaixe bem o fogo, passe a boca mais lerda do fogão e se possível coloque uma chapa ou uma frigideira embaixo da panela pro cozimento ser bem lento no vapor do liquido que sobrou. Ou seja, calor bem fraco.

Marque 15 minutos.

Enquanto o arroz cozinha, tempere os files de peixe com azeite, sal e pimenta do reino.

Passados os 15 minutos, abra a panela e faça aberturas/buraquinhos na superfície do arroz e em cada uma coloque um filé de peixe enrolado. Tampe a panela. Marque mais dez minutos.

Abra a panela, verifique com uma faca se o peixe está cozido no meio – espete o peixe com uma faca de ponta até o miolo e veja se a faca sai aquecida, se estiver fria deixe mais um pouco. Polvilhe com o restante das pimentas e o coentro antes de servir.

DICAS

O arroz agulhinha, de grão longo, o mais utilizado no dia a dia pra ficar soltinho precisa ser lavado e escorrido – 2 motivos: 1. tirar o excesso de amido da superfície e garantir que não vai grudar e 2. pré hidratar o arroz pra ele cozinhar com menos água e assim concentrar o sabor

Na hora de cozinhar eu uso água fria, mas muita gente prefere água quente. O que muda é a quantidade. Usando a fria precisa de uma quantidade menor de água, pois enquanto ela aquece os grãos já vão cozinhando. A quente precisa de uma quantidade maior pra cozinhar o arroz no ponto pois como está aquecida, vai evaporar mais rápido que a fria.

Fervendo e aparecendo os furinhos – está começando a cozinhar, vai secar e terminar lentamente no calor residual e vapor, deixando assim os grãos hidratados e macios.

Ponto do peixe – pra saber se está no ponto, certo, cozido, espete o peixe com uma faca de ponta até o miolo e veja se a faca sai aquecida, se estiver fria deixe mais um pouco.

Bom apetite e se quiser ver o video dessa receita que gravei pro Comida de Verdade do Programa Bem Viver é só clicar aqui, ó: Peixe com Arroz

beijo procês e até a proxima!