Cozinha da Matilde

Encebolado – sopa de peixe com mandioca do Equador

A sopa de hoje é pra quem é de peixe! Vou de encebolado, uma sopa clássica do Equador que junta peixe e mandioca e é finalizada com uma saladinha de tomate e cebola roxa daí o nome, encebolado. Parece a Mujica do Mato Grosso e um atolado, so que vai peixe em lugar de vaca ou bode.

É uma sopa vibrante, cheia de sabor e que eles costumam tomar no café da manhã, eu tomei mais de uma vez e adorei já que sou de comidona logo cedo, mas vc pode fazer pro almoço ou pro jantar como preferir.

É uma receita costeira mas servem em todo Equador. E não é complicada de fazer. E se vc não come carne pode fazer sem o peixe que fica deliciosa tbem, já disse que ela é cheia de sabor, né?

E pode ser feita só com cabeça e carcaça de peixe e/ou cascas e cabeças de camarão sem precisar do peixe, só́ o sabor.

Pra ouvir no podcast acesse:

receita

Pra quem ficou na curiosidade, o encebolado faz assim ó:

Em uma panela cozinhe tomate, cebola, alho, talos de coentro, salsinha, cominho e pimenta – deixa cozinhar até virar um caldo aromático.

À parte cozinhe mandioca em água e sal. Depois de cozida a mandioca, separe um pedaço inteiro e corte o restante em cubinhos.

Quando o caldo estiver pronto, junte o peixe e deixe cozinhe rápido pra não passar do ponto, cerca de 3 minutos é o suficiente pra pra files finos. Retire o peixe e separe em lascas. Reserva também.

Triture os itens do caldo e passe pela peneira. Junte o pedaço inteiro da mandioca e bata com o caldo já coado, pra ele ficar mais encorpado, grossinho. Dica boa essa, né?

Faça uma saladinha de tomate, cebola, coentro e cebolinha cortados fininhos e tempere com limão, azeite e sal.

Em um prato coloque os cubinhos de mandioca cozidos, sobre eles as lascas de peixe. Regue tudo com o caldo quente. Finalize com a saladinha. Pronto!

Se em lugar do peixe vc for fazer das cascas e carcaças, cozinhe junto desde o começo do caldo, mas nunca passe de 30 minutos pois amargam depois desse tempo.

E uma ultima dica, pode fazer com qquer peixe ou fruto do mar, em tempos de riqueza fica uma loucura com camarão!

Curtiu? Então aproveita pra se inscrever no nosso canal e não esquece de passar amanha por aqui de novo que tem mais sopinha quente. Todo dia uma nova!

FICHA TÉCNICA – Roteiro e apresentação: Letícia Massula. Coordenação e edição: Camila Maciel. Produção executiva: Beatriz Pasqualino e Raquel Júnia. Sonoplastia: Lua Gatinoni. Artes: Cláudia Regina.

Contato: atendimento@radiotertulia.com.br